Realidade virtual no auxilio da Educação á Distância
A realidade virtual tem por base o uso de interfaces computacionais interativas com o propósito de criar ao usuário uma sensação da realidade, provendo assim a interatividade no mundo virtual como uma experiência no mundo real. Existem alguns aspectos que permitem que tal sensação seja criada, e são eles: navegação, interação e imersão. A realidade virtual tem grande potencial a ser explorado para o uso na educação, pois permite ao usuário/aluno experimentar o conhecimento de uma forma interativa, estando o mesmo imerso neste ambiente.
Como criar um ambiente virtual que possua tal capacidade de interatividade com o usuário? Esta questão pode ser facilmente resolvida com o uso da linguagem VRML. VRML é simplificado, não necessita de um programa especifico para sua criação, mas existem ferramentas no apoio ao desenvolvimento, a criação destes mundos pode ser feita usando-se um editor de texto comum, "Bloco de Notas" do Windows, etc. esses arquivos devem possuir a extensão .wrl para que possam gerar uma interação e ser visualizados posteriormente no navegador de internet do usuário, fazendo-se necessário apenas a instalação do plugin do mesmo.
Temos um exemplo de como pode ser usado o VRML na simulação de um Campus de uma Universidade, o ambiente permite navegação e interação.
Abaixo uma demonstração da simulação de uma sala de aula em VRML, com computadores reproduzindo conteúdos digitais

